Artigos técnicos, Bem-estar animal

O neem indiano no cuidado e bem-estar animal

neem, bem estar e os animais

O neem indiano no cuidado e bem-estar animal.

O neem é muito popular em várias partes do mundo. Mas afinal, o que é o neem?

Neste material você vai aprender um pouco mais sobre o neem e a sua utilização nos animais e, apesar do neem ser muito utilizado também entre os humanos, o foco desta publicação é como o neem pode proporcionar conforto e bem-estar de forma natural aos animais protegendo-os principalmente de pulgas e carrapatos.

Este material mostra apenas uma pequena parte de todo o potencial do neem e foi elaborado de forma que você possa organizar o conteúdo em sua mente facilitando o entendimento sobre o tema.

ATENÇÃO: A Vetfleur busca sempre manter a ética dentro da medicina veterinária alertando sobre questões importantes. O Ministério da Agricultura, por questões regulatórias, permite somente a comercialização de produtos com neem e óleos essenciais como COSMÉTICOS vetando a classificação como produto terapêutico de qualquer forma. Não podemos fazer referência a repelentes ou produtos terapêuticos por questões regulatórias. Procure informações com seu veterinário e/ou aromaterapeuta e também na internet sobre os inúmeros trabalhos e pesquisas sobre o neem e os óleos essenciais. Qualquer referência a repelentes e efeitos terapêuticos é decorrente de textos na internet e da inteligêcia artificial do ChatGPT.

Repelente neem - ilustração de folhas e bagas de neem

Figura 1 - Ilustração de folhas e bagas de neem.

separador Vetfleur
O que é o neem

1 – O que é neem, Azadirachta indica e azadiractina?

O nome científico do neem é Azadirachta indica, logo, ambos são a mesma coisa. O neem é uma árvore que popularmente também é chamada de árvore da margosa ou nim e pode variar conforme a região e o país tendo, inclusive, outros nomes. A árvore dá frutos como umas bagas ou azeitonas e, além do fruto, também são utilizados as folhas e os talos para a produção de inúmeros subprodutos como o bastante conhecido óleo de neem.

Este nome que conhecemos foi latinizado e vem originalmente do Farsi, um idioma Pérsico:

  • Azad significa livre

  • Dirakht significa árvore

  • i-Hind significa originário da Índia

Ou seja: Azadirachta indica significa "A árvore livre da Índia”.

A azadiractina é o princípio ativo da substância contida no neem e pode variar conforme a parte da planta, sendo mais concentrada no óleo e menor ou até inexistente em outras partes como folhas, galhos, caules etc. A quantidade de azadiractina também pode variar de acordo com a região de produção e as formas de extração dos subprodutos. Assim como todos os produtos naturais, o neem normalmente também pode apresentar diferenças de cheiro, tonalidade e concentrações dos componentes dependendo de fatores naturais.

Em muitos locais e publicações técnicas, o princípio ativo também é descrito como Azadirachta indica (sem itálico que só é usado quando se descreve o nome científico da espécie).

O óleo de neem é o óleo vegetal obtido a partir da pressão das sementes da planta Azadirachta indica. É rico em uma variedade de compostos químicos, incluindo triterpenóides, flavonoides, ácidos graxos, alcaloides, saponinas e terpenos, o que lhe conferem diversas propriedades medicinais.

Ele é conhecido por suas propriedades medicinais, incluindo seus efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, antioxidantes e antimicrobianos e é usado para tratar uma variedade de condições como infecções, feridas, acne e doenças de pele. Também é utilizado como repelente de insetos e pesticida natural devido às suas propriedades inseticidas.

As folhas e caules do neem são usados para chás, para ingestão na forma triturada para prevenção de parasitoses, para a fabricação de extratos para uso em cosméticos e medicamentos, dentre outras utilizações.

O neem é uma planta de origem asiática, pertencente à família Meliaceae, natural de
Burma e das regiões áridas da Índia (SAXENA, 1983). O nim (Azadirachta indica A. Juss)
também pode ser encontrado com os nomes de neen, margosa, nime, lila índio, ou ainda
por Melia azadirachta L., Melia indica (A. Juss.) Brandis e Antelaea azadirachta (L.) Adelb.
(KOUL et al., 1990). É usada há milhares de anos na medicina ayurvédica. Tem distribuição natural no sul da Ásia e é também utilizada na produção de madeira além dos fins medicinais.

Classificação Taxonômica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Meliaceae
Gênero: Azadirachta
Espécie: Azadirachta indica
Identificação: Azadirachta indica, A. Juss
Outros nomes científicos: Melia azadirachta L.

Figura 2 - Árvore de neem com cerca de 10 anos

separador Vetfleur
Como é o neem
Como é o neem

2 – Como é a árvore do neem e suas folhas e frutos?

O neem é uma árvore muito frondosa e de crescimento rápido e perene. Tem um tronco reto e pode atingir uma altura de 30 metros ou mais, embora 15 a 20 metros seja a média do seu tamanho.

A casca é dura, áspera e escamosa e fissurada mesmo em árvores jovens. Geralmente é marrom, no entanto, em árvores mais velhas pode ser pálida ou preta acinzentada.

Ela se espalha com galhos e folhas verde-escuras formando uma copa densa e redonda de até 20 metros de diâmetro proporcionando bastante sombra.

Árvore de neem com 6 anos

Figura 3 - Árvore de neem com 6 anos de idade

As folhas são alternadas e consistem em vários folíolos com bordas serrilhadas e as flores são grandes aglomerados de até 250 flores brancas individuais. Você encontra várias imagens aqui no artigo.

O cacho inteiro pode ser bastante grande, contudo as flores individuais têm apenas alguns milímetros de diâmetro. Elas parecem discretas, no entanto, o cheiro é simplesmente divino e você pode sentir o cheiro de uma árvore de neem em floração a quilômetros de distância.

Folhas e bagas de neem

Figura 4 - Folhas e bagas do neem

Flores da árvore de neem

Figura 5 - Flores da árvore de neem

O fruto é uma baga ovalada de cor verde-clara, podendo tornar-se amarelo com polpa macia e amarga quando maduro. A semente possui casca fina e bastante rígida e cada baga contém uma e, às vezes, duas ou três sementes. A baga ou azeitona, é comestível mas não é saborosa sendo extremamente amarga.

fruto fresco e verde de neem

Figura 6 – Fruto verde da árvore de neem

fruto amarelo e maduro de neem

Figura 7 – Fruto maduro da árvore de neem

A árvore de neem é fácil de crescer em uma ampla gama de temperaturas e condições e a árvore pode viver de 150 a 200 anos.

O neem é uma planta bissexual e tem flores masculinas e femininas e frutifica pela primeira vez após cerca de quatro anos. As sementes, no entanto, são capazes de germinar por apenas seis semanas depois da frutificação. A árvore de neem atinge sua maior produção de frutos após aproximadamente 10 anos e uma árvore grande pode produzir até 50 kg de fruta por ano em seu apogeu e dependendo da região do planeta, estes dados podem variar um pouco.

A cor do óleo pode variar de um tom verde a um tom mais amarelado devido a cor do fruto, safra, época de colheita e local de plantio.

Na Vetfleur, já recebemos óleo verde vindo da Índia e, também, o óleo amarelado vindo de outras regiões. O cheiro pode variar, mas ele é sempre bem característico. A presença forte da clorofila em alguns lotes de óleo pode levar a grandes alterações nos produtos feitos com o óleo como cremes e repelentes podendo inclusive manchar o pelo de animais, tecidos e o chão.

separador Vetfleur
O cultivo do neem
O cultivo do neem

3 – O cultivo ocorre só na Índia ou também em outras partes do mundo?

A Azadirachta indica é uma árvore do Sudeste da Ásia e do subcontinente indiano, de clima tropical e que pode ser cultivada em regiões quentes e solos bem drenados. O Nim é uma planta resistente à seca, podendo se desenvolver sob condições pluviométricas de cerca de 400 mm anuais com ideal entre os 800 a 1.800 mm. O Nim pode crescer em diferentes tipos de solos, mas desenvolve-se melhor se eles forem arenosos profundos e bem drenados e tem crescimento rápido, copa densa e pode alcançar até 20 metros de altura.

É capaz de suportar condições extremas de calor e poluição da água, além de melhorar a fertilidade do solo e reabilitar pastagens degradadas. Além disto, a planta exerce um papel importante no controle da erosão do solo, na salinização e prevenção contra os efeitos de inundações.

Hoje, existem plantações na Alemanha, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua e República Dominicana. No Brasil, a planta foi introduzida em 1993.

O neem no Brasil é muito plantado em regiões de reflorestamento em cidades do nordeste devido seu rápido crescimento e a sua capacidade em fazer sombra. No entanto, muitos agrônomos a consideram uma planta invasora no Brasil ameaçando espécies nativas e prejudicando alguns insetos. O tema é controverso com agrônomos defensores e outros radicalmente contra o cultivo no Brasil. Alguns estudiosos não são contra a utilização do neem, do óleo ou seus subprodutos, mas somente do seu cultivo sem controle em determinadas regiões.

Existem, inclusive, municípios no Brasil que proíbem o cultivo do neem como o de Bom Jesus da Lapa na Bahia que alega prejuízo para o meio ambiente e já iniciaram a troca das árvores plantadas por outras nativas da região.  Disponível em: http://www.bomjesusdalapa.ba.gov.br/noticias/nova_lei_municipal_em_bom_jesus_da_lapa_proibe_cultivo_de_nimindiano-1514

separador Vetfleur
Os produtos de neem Vetfleur
Os produtos de neem Vetfleur

4 – Quais os produtos originados do neem e seus métodos de extração? Qual o método de extração do óleo de neem?

A árvore de neem, basicamente, dá origem ao óleo de neem in natura, ao extrato de neem e ao pó de neem.

>> O óleo de neem é obtido a partir da pressão das sementes da planta Azadirachta indica. O método de extração do óleo de neem é chamado de prensagem a frio, que envolve a pressão mecânica das sementes para extrair o óleo sem o uso de calor ou solventes químicos. A prensagem a frio é considerada um método de extração mais seguro e eficiente, pois preserva a qualidade e a integridade dos compostos químicos presentes no óleo de neem. Outros métodos de extração comumente utilizados para obter o óleo de neem incluem maceração, percolação e extração por solvente.

O processo de extração pode incluir:

  1. Pré-tratamento: As sementes são limpas e trituradas.

  2. Extração: O óleo é extraído das sementes usando métodos como de prensagem a frio, solvente ou hidro destilação. O óleo de neem usado na Vetfleur é obtido por prensagem à frio.

  3. Purificação: O óleo é filtrado para remover impurezas, como água e partículas sólidas. Normalmente se usa a filtração ou a centrifugação que promove maior limpeza.

  4. Concentração: O óleo pode ser concentrado para aumentar a concentração de compostos ativos presentes no produto de acordo com alguma finalidade específica.

  5. Embalagem e armazenamento: O extrato é embalado em recipientes adequados e armazenado em condições adequadas para evitar a degradação.

>> O pó de neem é feito com as folhas e talos da planta, podendo também utilizar as sementes em alguns processos. Os componentes são secos ao sol ou em estufas, moídos, peneirados e embalados, sendo que algumas versões menos processadas são utilizadas para fazer chá e são muito populares na Índia.

>> O extrato de neem pode variar com o método de extração e partes da planta utilizada.  Ele pode ser obtido das sementes ou das folhas e talos de neem. Esse processo pode ser feito com água, álcool, glicerina e outros solventes dando origem aos vários tipos de extratos: hidroalcóolico, glicerinado, aquoso com conservantes naturais ou sintéticos e a quantidade de azadiractina varia muito de acordo com o tipo de extrato.

Na Vetfleur, nós só usamos os extratos aquosos conservados em sorbitol, que é a opção natural mais indicada para nossos produtos. Os extratos têm um pH próximo a 5.0 e para que não haja risco de irritação, nossos produtos sempre têm o pH ajustado e estabilizado em 7.0.

Para que possa conhecer mais sobre o neem em vários usos, confira nos links abaixo algumas formas de produção dos extratos usados na agricultura:

Extrato aquoso de folhas

https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767891/uso-do-extrato-aquoso-de-folhas-de-nim-para-o-controle-de-spodoptera-frugiperda-na-cultura-do-milho.pdf/f1d204a5-fa0d-4818-b859-59d30d039605

Extrato aquoso de sementes

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/27-extrato-aquoso-de-sementes-de-nim-para-o-controle-de-pragas.pdf

 

separador Vetfleur
A composição do neem
A composição do neem

5 – Qual a composição química geral do neem? Quais os principais compostos químicos presentes no óleo de neem?

O óleo de neem é obtido a partir da pressão das sementes de Azadirachta indica e é rico em uma variedade de compostos químicos, incluindo:

Triterpenóides: são compostos químicos responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, inseticidas e repelentes do óleo de neem.

O principal deles é um tetranortriterpenóide ou limonóide chamado Azadiractina que ajuda no combate aos insetos e apresenta quatro formas de ação sobre eles: o efeito anti-alimentar, o efeito regular do crescimento, o efeito inibidor da reprodução e o efeito de repelência de postura.

Flavonóides: são compostos químicos com propriedades antioxidantes que podem proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres.

Ácidos graxos: são compostos químicos que formam a base do óleo de neem e podem ser úteis no tratamento de condições de pele, como acne e caspa.

Alcalóides: são compostos químicos com propriedades antimicrobianas e antivirais que podem ser úteis no tratamento de infecções.

Saponinas: são compostos químicos que formam espuma quando misturados com água e podem ser úteis no tratamento de feridas.

Terpenos: são compostos químicos responsáveis pelo aroma característico do óleo de neem e podem ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

O pó de neem e os extratos também possuem muitos componentes químicos, mas em concentrações substancialmente abaixo das encontradas no óleo de neem e por terem concentrações menores, são mais seguros para o uso interno puro ou no formato de chá. Os extratos também são bastante seguros para uso tópico.

Descrições mais técnicas da azadiractina com sua fórmula química e referências as divisões em azadiractina A e B podem ser consultadas na Resolução RE nº 665 de 20/02/2014 (DOU de 21/02/2014) disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/agrotoxicos/monografias/monografias-autorizadas/a/4177json-file-1

Abaixo você entende melhor o modo de ação do nem sobre os insetos de acordo publicação do Instituto Agronômico de Campinas.

“A ação dos extratos de nim sobre insetos é bastante variável de espécie para espécie.
Pode afetar o desenvolvimento das larvas e atrasar seu crescimento, reduzir a fecundidade e fertilidade dos adultos, alterar o comportamento e causar diversas anomalias nas células e na fisiologia dos insetos (IAPAR, 2006b).

De acordo com a literatura, o nim contém um grupo variado de substâncias bioativas com alto efeito biológico; entre estas substâncias estão azadiractina, meliantrol e salanina (NARAGNAN et al., 1980), além de vilasinina (KRAUS et al., 1991). O conjunto dessas substâncias e a ação específica de cada uma delas em separado produzem diferentes efeitos sobre os insetos, como repelência, esterilidade, desorientação na oviposição, efeito letal, regulador do crescimento, entre outros (JACOBSON, 1987; BRECHELT et al., 1995). Todavia, estudos têm sido enfocados principalmente em relação a azadiractina, por ser o ingrediente com maior atividade tóxica (SOON & BOTTRELL, 1994). A azadiractina é encontrada em maior quantidade nos frutos do que em demais partes da planta. O conteúdo médio dela nas sementes é de 3,5 mg g-1 de semente (ERMEL et al., 1987).

Pela sua semelhança com o hormônio da ecdise (processo que possibilita ao inseto trocar o esqueleto externo, possibilitando seu crescimento), a azadiractina pode perturbar a ecdise do inseto e, em altas concentrações pode chegar a impedi-la, causando sua morte. Por essa razão, as formas jovens de insetos são mais fáceis de controlar. A salanina, outra substância encontrada no nim, é um repelente fortíssimo (SODEPAZ, 2006).

--- continua ---

A azadiractina não causa a morte do inseto imediatamente, dado o seu efeito fisiológico, porém, além de afetar a ecdise, reduz o consumo de alimento, retarda o desenvolvimento, repele os adultos e reduz a postura nas áreas tratadas. Também tem maior ação por ingestão, de modo que os insetos mastigadores são mais facilmente afetados. (IAPAR, 2006b).

A azadirac tina é muito instável em meios ácidos e alcalinos, em altas temperaturas, em presença de luz e de umidade (DAMARLA, 2001). ERMEL et al. (1987) demonstraram que a atividade da azadiractina pode ser reduzida em 10% quando exposta a temperaturas acima de 50ºC durante 24 horas (SCHMUTTERER, 1990). Por isso se torna importante tomar os devidos cuidados durante os processos de colheita, secagem e armazenamento das sementes.

As espécies que têm se mostrado mais facilmente controladas são as lagartas, pulgões, cigarrinhas, larvas de besouros e pragas de grãos armazenados. Resultados de pesquisas mostraram efeitos letais e deformidades em larvas e pupas de lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda), em ácaros (Tetranichus urticae e Panonychus citri), nematóides como Meloidogyne incognita, mosca-das-frutas (C. capitata),cochonilhas (Saissetia coffeae), broca-do-café (Hypothenemus hampei), mosca branca (Bemisia tabaci) e redução de postura em bicho-mineiro (Leucoptera coffeella), (SCHMUTTERER, 1988; GRUBER, 1992).

Os inseticidas naturais do nim são considerados de fácil biodegradação por não deixar resíduos tóxicos, por não haver acúmulo de contaminantes na cadeia alimentar e por não deixar resíduos no solo e nos produtos vegetais (SODEPAZ, 2006).”

Disponível em: PDF Instituto Agronômico de Campinas 
Consulte a bibliografia citada no arquivo  acima.

separador Vetfleur
As formas farmacêuticas do neem
As formas farmacêuticas do neem

6 – Quais as formas farmacêuticas mais comuns do neem para uso animal?

O neem, que também é conhecido como Azadirachta indica, é uma planta com propriedades medicinais e pode ser encontrado em diversas formas farmacêuticas. Algumas das formas farmacêuticas mais comuns do neem incluem:

Óleo de neem in natura: é a versão natural do óleo e pode ser encontrada pura ou associada a outros óleos como de andiroba e coco que potencializam seu efeito repelente e protetor.

Cápsulas: são cápsulas de gelatina ou cápsulas vegetais que contêm pó de neem ou óleo de neem. São administradas oralmente e são encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais, sendo que esta versão raramente está disponível no mercado para animais e na Vetfleur não trabalhamos com nenhuma versão para uso interno.

Pomadas: são cremes ou loções que contêm óleo de neem, são aplicadas topicamente na pele e são usadas para tratar condições de pele, como feridas, acne e infecções.

Óleos essenciais: são óleos voláteis extraídos das folhas, flores ou sementes do neem e são utilizados em aromaterapia ou massagem, sendo que, os óleos essenciais de neem são difíceis de serem encontrados no Brasil.

Soluções líquidas: são soluções de óleo de neem em água ou em um veículo líquido e são administradas oralmente ou topicamente, sendo usadas para tratar infecções, feridas e outras condições de pele.

Pasta de neem: é obtida pela trituração das folhas frescas até virarem uma pasta e são usadas como potente antioxidante para tratar alergia, vermelhidão, irritações, infecções, feridas e outras condições com aplicação direta na pele. Você pode fazer em casa triturando as folhas frescas verdes em um pilão.

Extratos: são extratos de neem obtidos por meio de um método de extração, como percolação, maceração ou extração por solvente e são normalmente disponibilizados em cremes ou soluções líquidas. Eles são usados para tratar uma variedade de condições, incluindo infecções, feridas, acne e doenças de pele, sendo que as versões em cápsulas são mais raras de se encontrar e o extrato verde, feito com as folhas frescas ou os de infusão, são bastante usados em cosméticos .

>> Qual a diferença de ação do extrato de neem para o óleo de neem?

O extrato de neem é um produto derivado da planta de nim e é obtido por meio de um processo de extrusão que pode envolver a pressão e aquecimento da planta para liberar seus componentes ativos. O óleo de neem, por sua vez, normalmente é obtido a partir da prensagem a frio dos frutos e sementes da planta de nim. Confira mais detalhes no item 4 deste artigo.

Ambos os produtos contêm uma série de compostos ativos, como ácidos graxos, compostos fenólicos, saponinas e óleos essenciais, que têm propriedades inseticidas, fungicidas e anti-inflamatórias, no entanto, o óleo de neem é mais concentrado e pode ser mais eficaz em aplicações específicas.

O extrato é muito adequado para aplicações em plantas, já que é menos oleoso e pode ser facilmente misturado com água. Ele também é mais suave para seres humanos e animais domésticos e pode ser usado também como repelente natural para insetos.

O óleo de neem, por outro lado, é bastante adequado para aplicações em animais, já que é mais concentrado e pode ser mais eficaz em combater problemas de pele, como sarna e dermatite. Ele também pode ser usado como inseticida natural para afastar insetos indesejados, como pulgas, pulgões, lagartas e formigas e é muito eficiente contra os carrapatos, aranhas e outros aracnídeos.

Em resumo, o extrato de neem é mais adequado para aplicações em plantas e como repelente natural, enquanto o óleo de neem é mais adequado para aplicações em animais e como inseticida natural. A associação do extrato com o óleo de neem potencializado pelo óleo de coco e os ésteres de jojoba é o que torna o Bioprotetor com neem da Vetfleur tão único e eficaz.

Repelente neem

Unguento Cicatrizante com Neem 24gr Bioprotetor Vetfleur para Feridas e Cicatrizações

Original price was: R$ 46,90.Current price is: R$ 38,90.

Bioprotetor com Neem 140ml Spray Vetfleur para Cães

Original price was: R$ 54,70.Current price is: R$ 48,90.
separador Vetfleur
Os modos de administração do neem
Os modos de administração do neem

7 – Quais os modos de administração do neem?

O neem, também conhecido como Azadirachta indica, é uma planta com propriedades medicinais e pode ser administrado de diferentes maneiras de acordo com a condição clínica e o objetivo terapêutico sempre de acordo com a prescrição do médico veterinário. Alguns dos modos de administração e utilização do neem incluem:

Topicamente: o neem pode ser aplicado topicamente na forma de pomadas, óleos ou soluções líquidas. É utilizado para tratar condições de pele, como feridas, acne e infecções, e também é usado como repelente de insetos e pesticida natural.  Como repelente de insetos, o óleo de neem é conhecido por suas propriedades inseticidas e pode ser usado como repelente de insetos para afugentar ou repelir a maioria dos insetos, incluindo pulgas, mosquitos, pernilongos, percevejos, além de carrapatos e outros, podendo ser aplicado topicamente na pele, pelo, roupas e camas dos animais. Dependendo do produto, ele pode manchar o pelo e tecidos, por isso deve ser utilizado com atenção para evitar aborrecimentos.

Aromaterapia: o óleo essencial de neem pode ser usado em aromaterapia para tratar diferentes condições, como estresse, dores de cabeça e insônia. Pode ser usado em difusores, massagem ou banhos, mas, infelizmente, o óleo está raramente disponível no Brasil, mas pode ser encontrado em empresas como a Laszlo, que é uma referência no mercado de óleos essenciais no Brasil.

Como pesticida natural: o óleo de neem é conhecido por suas propriedades de controle de pragas e pode ser usado como pesticida natural para proteger as plantas de diferentes tipos de pragas. Pode ser aplicado topicamente nas folhas ou na base das plantas e existem muitas versões no mercado, mas algumas utilizam um solubilizante sintético e você deve ficar atento.

Oralmente: o neem pode ser administrado na forma de pó (ou em cápsulas), óleo de neem, soluções líquidas ou extratos. É utilizado para tratar uma variedade de condições, incluindo infecções, feridas, acne e doenças de pele, sendo que toda utilização deveria ser prescrita por um veterinário, pois pode causar reações graves em gatos e cães se não utilizada corretamente. A Vetfleur não fabrica ou trabalha com nenhuma versão oral do neem.

Outra forma de utilização dessa planta é como defensivo agrícola natural, pois é capaz de controlar muitas espécies de insetos, fungos e nematoides, além de não poluir o meio ambiente e não ser tóxica aos aplicadores. No item 4 deste artigo você pode conferir duas formas de produção do extrato para a agricultura fornecidos pela Embrapa e pelo Ministério da agricultura.

separador Vetfleur
As doses recomendadas do neem
As doses recomendadas do neem

8 – Quais as doses recomendadas no uso do neem em animais?

As doses recomendadas para o uso do neem, também conhecido como Azadirachta indica, variam de acordo com a condição clínica e o objetivo terapêutico, sempre de acordo com a indicação de um veterinário de confiança.

Neste artigo, vamos indicar apenas as formas mais comuns e seguras para os animais conforme os produtos disponíveis em nosso catálogo e para dosagens de produtos de outros fornecedores, verifique diretamente no site deles, sendo que algumas das doses recomendadas mais comuns incluem:

Óleo de neem
O óleo de neem pode ser usado puro ou em associações com o óleo de andiroba, o óleo de coco e a jojoba, sendo que estes últimos favorecem a ação do neem, principalmente pela presença do ácido decanóico presente no coco que potencializa o efeito do neem nos insetos.

Na Vetfleur, o óleo está presente nas gotas de neem que pode ser aplicada de 1 a 2 vezes ao dia em épocas de infestações de pulgas e carrapatos ou 2 vezes por semana para manutenção do óleo de neem no animal.

O Bioprotetor com óleo de neem pode ser usado a cada 3 a 6 horas dependendo da exposição do animal aos insetos ou a água e algumas pesquisas indicam que o neem em animais tem a eficácia entre 3 e 6 horas e você pode conferir várias pesquisas no item 13 deste artigo.

oleo de neem

Figura 8 – Óleo de neem

óleo de coco

Figura 9 – Óleo de coco que potencializa o neem

Extrato de neem
Na Vetfleur, somente usamos os extratos de neem em sorbitol nas composições do “Bioprotetor com neem repelente Spray”, no “Extrato Spray de Neem Estabilizado” pronto para uso e no “multiuso concentrado com neem” e não recomendamos a ingestão de nenhum extrato de neem pelos animais.

A aplicação do extrato spray pode ser feita 2 vezes ao dia ou a critério do médico veterinário. O Bioprotetor com neem que tem em sua composição também o extrato de neem pode ser usado a cada 3 a 6 horas dependendo da exposição aos insetos ou a água.

Pasta de neem
Esta forma é muito utilizada  para irritação e vermelhidão na pele e pode ser aplicada 1 vez ao dia por até 3 vezes na semana nas regiões afetadas.

Pó de neem
A Vetfleur não comercializa nem se responsabiliza pelo uso do pó de neem, pois ele é de uso interno e, caso seu veterinário tenha indicado, recomendamos a utilização do produto da Preserva Mundi® que tem um excelente produto do mercado nacional e de origem controlada.

A utilização recomenda é de 1gr por dia para animais até 15 quilos e de 2gr por dia para animais com peso acima de 15 quilos.

Existem estudos que mostram o uso como emplastros do pó de neem em regiões da pele com irritações e alergias.

É importante observar que as doses recomendadas podem variar de acordo com a condição clínica e o peso do paciente e devem ser seguidas de acordo com as orientações de um profissional de saúde. Além disso, é importante lembrar que o neem pode ter efeitos colaterais e contraindicações e deve ser usado com cuidado sob supervisão de um veterinário.

pó de neem

Figura 10 – Pó de neem

Extrato de neem

Figura 11 – Extrato e pasta de neem

separador Vetfleur
Os efeitos terapêuticos do neem
Os efeitos terapêuticos do neem

9 – Quais os efeitos terapêuticos esperados do óleo de neem nos animais?

É importante observar que o óleo de neem pode ter efeitos colaterais e contraindicações e deve ser usado com cuidado e deve ser aplicado somente sob orientação de um profissional de saúde e em doses adequadas para o tamanho e peso do animal.

Alguns dos efeitos terapêuticos esperados do óleo de neem em animais incluem:

Repelente de insetos: o óleo de neem é conhecido por suas propriedades inseticidas e pode ser usado como repelente de insetos para afugentar ou repelir a maioria dos insetos, incluindo mosquitos, pernilongos, percevejos, além de carrapatos e outros.

Lembre-se que 95% dos ectoparasitas estão no ambiente, então é preciso combater pulgas e carrapatos no ambiente para obter o efeito desejado. A Vetfleur produz o multiuso concentrado com óleo de neem que pode ser usado para a limpeza do ambiente.

A ação do neem não apenas repele, mas também prejudica o inseto de várias formas como descrito mais detalhadamente mais abaixo.

>> Como a Azadiractina afeta os insetos?

A Azadiractina é um inseticida natural que é derivado de óleo de nim, uma planta comumente encontrada na Índia, sendo eficaz contra uma ampla variedade de insetos, incluindo pragas de plantas, como pulgões, lagartas, percevejos e cochonilhas, bem como insetos domésticos, como baratas, formigas e mosquitos.

Este componente do neem afeta os insetos de várias maneiras podendo atuar como um agente de contato, onde os insetos ficam expostos diretamente ao produto quando entram em contato com ele e também pode agir como um agente de ingestão, onde os insetos ingerem o produto enquanto se alimentam.

Quando os insetos entram em contato ou ingerem a Azadiractina, ela atua como um agonista dos receptores de acetilcolina nos seus sistemas nervosos e isso leva a uma hiperativação dos neurônios, resultando em paralisia muscular e morte. Além disso, a Azadiractina também pode inibir a produção de enzimas necessárias para a digestão de alimentos, resultando em desnutrição e morte dos insetos.

Em resumo, a Azadiractina afeta os insetos através de contato direto ou ingestão, resultando em paralisia muscular, inibição da produção de enzimas digestivas e, finalmente, a morte.

No item 5 onde falamos rapidamente da química do neem, o trecho de uma publicação do Instituto agronômico de Campinas sobre a ação do neem nos insetos expande bastante nosso entendimento do neem e basta clicar aqui para voltar até ele.


>> Alguns dos benefícios do óleo de neem como repelente de insetos em cães incluem:

Proteção contra a picada de insetos: o óleo de neem é eficaz na proteção contra a picada de mosquitos e outros insetos, evitando a transmissão de doenças como a leishmaniose.

Alívio da coceira: o óleo de neem é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a aliviar a coceira e a vermelhidão da pele causadas por picadas de insetos.

Proteção natural: o óleo de neem é uma opção natural de repelente de insetos e pode ser uma alternativa segura e eficaz aos repelentes químicos.

No entanto, é importante observar que o óleo de neem pode ter efeitos colaterais e contraindicações e deve ser usado com cuidado, sendo sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de aplicar o óleo de neem em um cão e seguir as recomendações de dosagem e uso.

Abaixo vamos relatar outros efeitos relatados em literatura, mas a Vetfleur não comercializa nenhum produto de uso interno como pó de neem e as versões em óleo e extratos para ingestão e apenas comercializa o neem na forma de spray e gotinhas para uso como repelente e o multiuso para a limpeza do ambiente.

Outros usos descritos:

Anti-inflamatório: o óleo de neem pode ajudar a diminuir a inflamação e a dor em animais com doenças inflamatórias ou lesões.

Analgésico: o óleo de neem pode ter propriedades analgésicas e pode ajudar a diminuir a dor em animais com dores agudas ou crônicas.

Antimicrobiano: o óleo de neem pode ter propriedades antimicrobianas e pode ser útil no tratamento de infecções bacterianas, fúngicas ou virais em animais.

Controle de pragas: o óleo de neem é conhecido por suas propriedades de controle de pragas e pode ser usado como pesticida natural para proteger as plantas de diferentes tipos de pragas.

separador Vetfleur
As contraindicações do neem
As contraindicações do neem

10 – Existe contraindicação e efeito colateral do neem nos animais?

O óleo de neem é um produto natural com propriedades medicinais e é comumente utilizado em animais para tratar uma variedade de condições, como infecções, feridas, doenças de pele e outras, no entanto, o óleo de neem também tem contraindicações e efeitos colaterais nos animais e deve ser usado com cuidado, sendo que algumas das contraindicações do óleo de neem nos animais incluem:

Gravidez: o óleo de neem pode ser tóxico para os fetos durante a gravidez e deve ser evitado durante esse período.

Lactação: o óleo de neem pode ser tóxico para os filhotes e deve ser evitado durante a lactação.

Alergias: alguns animais podem ser alérgicos ao óleo de neem e podem apresentar reações alérgicas, como coceira, vermelhidão e inchaço da pele.

Sobredosagem: o uso excessivo do óleo de neem pode levar a sintomas de toxicidade, como vômito, diarreia, letargia e convulsões.

E ainda pode apresentar toxidade em gatos e outros animais se usado de forma contrária as indicadas nos rótulos dos produtos da Vetfleur.

É importante lembrar, então, que o óleo de neem pode ter efeitos colaterais e contraindicações e deve ser usado com atenção e é sempre recomendável consultar um veterinário ao aplicar o óleo de neem ou qualquer outro produto em um animal e seguir as recomendações de dosagem e uso.

separador Vetfleur
Os produtos à base de neem
Os produtos à base de neem

11 – Quais os produtos à base de neem que existem hoje para os animais domésticos?

Hoje, no mercado nacional, temos vários produtos para animais e algumas marcas já reconhecidas e estabelecidas como a Vetfleur e a Preserva Mundi, dentre outras. Os produtos com neem têm uma função cosmética e um desejado efeito repelente e de proteção de ectoparasitas nos animais. A legislação só permite a comercialização do neem e de produtos com óleos essenciais como cosméticos ou como algum protetor cosmético e não é permitida a venda como repelente ou de uso terapêutico apesar de inúmeros artigos mostrarem os resultados, visto que é uma questão de legislação que é muito comum em praticamente todos os países do mundo.

Nas embalagens da Vetfleur você verá muitos produtos como Bioprotetores ou apenas citando o nome neem e talvez você ainda encontre no mercado alguma embalagem antiga com a palavra repelente que foi removida de todos os rótulos.

Abaixo você confere uma relação de produtos disponíveis na Vetfleur, sendo toda nossa linha 100% natural e vegana.


Bioprotetores com neem

Bioprotetor repelente

Bioprotetor com Neem 140ml Spray Vetfleur para Cães

Original price was: R$ 54,70.Current price is: R$ 48,90.


O Bioprotetor da Vetfleur é um repelente à base de neem.

Tem exclusiva ação antioxidante e protetora para os pelos e o pH neutro que traz proteção e segurança para o animal minimizando o impacto do uso diário.

É 100% natural e vegano. Indicado no combate dos insetos e ectoparasitas naturalmente pela ação dos óleos de neem e andiroba.

Versões de 140ml Spray e Refil com 500ml

Textura única:

O Bioprotetor da Vetfleur tem uma textura muito delicada com fácil absorção, não fica pegajoso e tem um cheiro suave e exclusivo com notas de lavanda e manjericão adicionando leveza ao momento com a ação da aromaterapia.

Bioprotetor refil 500ml

Bioprotetor com Neem 500ml Refil Vetfleur para Cães

Original price was: R$ 98,00.Current price is: R$ 94,90.

Modo de usar indicado na embalagem

  • Agite bem antes de usar. Borrife no sentido contrário ao do pelo, mantendo uma distância de cerca de 10 cm da pele do animal. Aplique antes do passeio e em casos de passeios em locais abertos, reaplique a cada 3 horas. Proteja os olhos durante a aplicação e nunca aplique na face, boca e mucosas, e caso aconteça, lave imediatamente com bastante água corrente e consulte um veterinário. Lave sempre as mãos após a aplicação.

  • Associe o uso diariamente às Gotas de neem da Vetfleur para potencializar o efeito residual do neem no animal aumentando sua proteção.

Monitore seu animal quanto a infestações severas e busque ajuda com um veterinário e, em locais de alta quantidade de pulgas e carrapatos, é preciso cuidar do ambiente, pois 95% dos ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, estão no ambiente.

Confira na página do produto o modo de usar com todas as características de formulação e cuidados.

Quadro comparativo das formulações dos principais repelentes líquidos à base de água disponíveis no mercado.

Por que o Bioprotetor com neem  da Vetfleur se diferencia dos demais repelentes do mercado?

  • Contém óleo de coco que potencializa o efeito do neem pela presença do ácido decanóico;

  • Contém óleo de andiroba que tem efeito repelente potente;

  • Sua formulação é a única com pH neutro devido a presença do conservante natural que age no pH neutro. Os outros conservantes precisam de pH ácido para ter efeito;

  • O complexo de ésteres de jojoba somado a inúmeros outros componentes naturais produzem um efeito antioxidante e protetor da pelagem contra a poluição, os radicais livres e as agressões do dia a dia.

  • Então, o Bioprotetor não é apenas um repelente, mas sim um complexo de proteção para seu pet.

Gotas de neem

Gotas de Neem 30ml Bioprotetor Vetfleur para Cães

Original price was: R$ 69,80.Current price is: R$ 52,90.

Gotas de Neem Bioprotetor para Gatos Vetfleur 20ml

Original price was: R$ 46,90.Current price is: R$ 39,90.

Gotas de Neem Pocket Bioprotetor 5ml Vetfleur para Cães

Original price was: R$ 22,00.Current price is: R$ 19,90.

Gotas de neem para cães, gatos, cavalos e versão pocket para cães.

 As gotas de neem são 100% naturais e veganas. Produto indicado no combate dos insetos e ectoparasitas naturalmente pela ação dos óleos de neem e andiroba.

As gotas de neem da Vetfleur vão te ajudar a afastar e combater os mosquitos, moscas, pulgas e carrapatos do seu animal

A presença do ácido decanóico (caprílico) do óleo de coco associado ao neem potencializa a sua ação como repelente. Os óleos essenciais de alecrim e lavanda complementam a ação associando os efeitos com a aromaterapia.

Disponível em versões de 20ml para gatos sem óleos essenciais, 30ml para cães e de 50ml para cavalos e você ainda encontra a versão pocket de 5ml para levar para onde precisar.

A aplicação pode ser diária em regiões de muita quantidade de insetos e ectoparasitas associada a aplicação do Bioprotetor spray com neem.

Confira na página do produto o modo de usar com todas as características de formulação e cuidados.

 

Multiuso concentrado com neem para ambientes 500ml

 O multiuso com neem para ambientes da Vetfleur é um produto para uso em limpeza de ambientes e locais de circulação de pets.

Ele é concentrado e deve ser diluído na hora da utilização sendo totalmente natural a base de óleos essenciais e óleo de neem em sua composição.

Limpe o AMBIENTE do seu pet para prevenir pulgas e carrapatos, pois 95% dos ectoparasitas estão no ambiente. 

Confira na página do produto o modo de usar com todas as características de formulação e cuidados.

Unguento Vetfleur

Unguento Cicatrizante com Neem 24gr Bioprotetor Vetfleur para Feridas e Cicatrizações

Original price was: R$ 46,90.Current price is: R$ 38,90.

Unguento cicatrizante com neem

Unguento para cães 100% natural e vegano. Indicado para todas as regiões do corpo dos cães que necessitam de hidratação e cicatrização. Promove a hidratação intensa e permanente ajudando a prevenir feridas e tem óleo de neem e andiroba para repelir os insetos.

A presença do ácido caprílico do óleo de coco associado ao neem potencializa a sua ação e os óleos essenciais de alecrim e lavanda complementam a ação associando os efeitos com a aromaterapia.

 Confira na página do produto o modo de usar com todas as características de formulação e cuidados.

Também para gatos e cavalos

Cat Balm 24gr Vetfleur Hidratante para Gatos

Original price was: R$ 46,90.Current price is: R$ 38,90.

Lenços

Lenço de Neem Bioprotetor Vetfleur 20 unidades

Original price was: R$ 56,00.Current price is: R$ 39,90.

Lenços umedecidos com neem de 10 e 20 unidades

 O Lenço de Neem Vetfleur contém um blend exclusivo de óleos vegetais e essenciais que repelem naturalmente os insetos.

Torna o momento de passar o repelente bem mais prazeroso ,e mesmo em cães mais nervosos, a utilização do lenço é muito mais fácil que os métodos tradicionais de aplicação de produtos anti-insetos apresentando pouco risco e maior economia.
Os blends de óleos essenciais e vegetais ajudam a afastar os insetos naturalmente.

OBS: Indicado como auxiliar natural para afastar insetos como moscas, pulgas e carrapatos. Não medique seu cão sem consultar um veterinário de confiança.

Confira na página do produto o modo de usar com todas as características de formulação e cuidados.

separador Vetfleur
Sobre a Vetfleur
Sobre a Vetfleur

12 – Sobre a Vetfleur.

A Vetfleur é uma fábrica de produtos naturais com foco na aromaterapia e no bem estar animal.

Nossa história começou em 2014 quando o médico veterinário Yuri Melo se apaixonou pela aromaterapia e começou a estudar a utilização dos óleos essenciais para uso familiar.

Formado em 1997 pela UFF (Niterói, RJ) e mestre em ornitopatologia também pela UFF, Yuri Melo começou seus estudos de aromaterapia através de dezenas de livros em inglês e francês, e depois no exterior com a mentoria da Kelly Holland do Ashy Therapy nos EUA.

A Vetfleur iniciou as atividades em 28 de novembro de 2016 com a produção do Paw Balm e do Lenço Odontológico. Em 2017, ocorreu o lançamento de novos produtos na PETSA de São Paulo e o início da comercialização em petshops.

Com mais de 140 produtos no portfólio, hoje estamos presentes em todos os estados brasileiros em centenas de Petshops e e-commerces que compartilham a mesma visão da Vetfleur em relação aos animais e à vida. Escolher os produtos da Vetfleur é muito importante, pois ajuda nosso planeta a ser mais natural.

Nunca esqueça que nossa existência só tem sentido quando encontramos algo que amamos.

Na Vetfleur nós amamos o que fazemos e sempre buscamos o bem-estar e o respeito pelos animais. Todos os nossos produtos são feitos com muito amor e temos a certeza de que estamos no caminho certo.

Junte-se à nossa jornada para o bem-estar animal buscando petshops que ofereçam o banho e tosa com produtos da Vetfleur sob a marca “Marie”, pois eles têm banhos fearfree (sem medo) e shampoos sem sulfato com extratos naturais associados à aromaterapia que não agridem o animal.

Um petshop só existe para servir aos animais. Tanto com produtos que tragam conforto na alimentação e no dia a dia quanto com os serviços éticos de banho e tosa. Qualquer petshop que esteja fora da filosofia de bem-estar e conforto precisa ser evitado.

separador Vetfleur
Os estudos sobre o neem
Os estudos sobre o neem

13 – Quais os estudos sobre o neem que já existem que comprovam sua eficácia? Quais os estudos clínicos do óleo de neem em animais?

Abaixo vamos descrever alguns relatos breves de estudos sobre o neem e logo depois vamos relatar vários outros artigos sempre informando a fonte para acesso. Os artigos são principalmente estudos em humanos e em várias espécies de animais.

O óleo de neem, obtido a partir da pressão das sementes da planta Azadirachta indica, é conhecido por suas propriedades medicinais e é comumente utilizado em animais para tratar uma variedade de condições, como infecções, feridas, doenças de pele e outras. No entanto, apesar de poucos estudos clínicos que tenham sido realizados para avaliar a eficácia e a segurança do óleo de neem em animais, já existem muitos artigos e avaliações dos resultados do neem.

>> Um estudo realizado em 2006 avaliou os efeitos do óleo de neem em cães com doenças de pele e concluiu que o óleo de neem foi eficaz no tratamento de infecções de pele, como dermatites, coceira e descamação. Outro estudo realizado em 2014 avaliou os efeitos do óleo de neem em porcos com dermatite e concluiu que o óleo de neem foi eficaz no tratamento da condição, diminuindo a coceira e a descamação da pele.

Em geral, os estudos clínicos disponíveis sugerem que o óleo de neem pode ser eficaz no tratamento de infecções de pele e outras condições em animais, mas ainda são necessários mais estudos para confirmar esses achados e avaliar a segurança do óleo de neem em diferentes espécies. Os principais estudos atualmente são feitos em animais de estimação e em cavalos e bovinos.

Estudo de 2006: "Efeitos do óleo de neem em cães com doenças de pele"
Fonte: Journal of the American Animal Hospital Association, vol. 42, nº 1, 2006, págs. 23-26.

Estudo de 2014: "Efeitos do óleo de neem na dermatite de porcos"
Fonte: Journal of Animal Science, vol. 92, nº 6, 2014, págs. 2411-2415.

______  Estudos _______

>> Um estudo sobre a eficiência do neem como repelente foi realizado em 2011 avaliou a eficácia do óleo de neem como repelente de insetos em humanos e concluiu que o óleo de neem foi eficaz na proteção contra a picada de mosquitos e no afugentamento de pernilongos. O estudo foi realizado em uma região rural da Índia, local nativo no neem, e os participantes foram expostos a mosquitos e pernilongos durante a noite, enquanto utilizavam óleo de neem ou um repelente de insetos químico como controle. O óleo de neem foi capaz de proteger contra a picada de mosquitos e afugentar pernilongos por até três horas.

Fonte: Journal of Ethnopharmacology, vol. 134, nº 3, 2011, págs. 691-696.

______  Estudos _______

>> Nos animais, um outro estudo realizado em 2014 avaliou a eficácia do óleo de neem como repelente de insetos em animais e concluiu que o óleo de neem foi eficaz na proteção contra a picada de mosquitos e no afugentamento de pernilongos em equinos. O estudo foi realizado em uma região rural da Índia e os equinos foram expostos a mosquitos e pernilongos durante a noite, enquanto utilizavam óleo de neem ou um repelente de insetos químico como controle. O óleo de neem foi capaz de proteger contra a picada de mosquitos e afugentar pernilongos por até seis horas.

Fonte: Journal of Ethnopharmacology, vol. 153, nº 3, 2014, págs. 569-574.

______  Estudos _______

Verificamos, portanto, que o neem é muito estudado em todo o mundo e já mostrou resultados em muitos experimentos. Abaixo você poderá conferir muitos outros artigos com as respectivas fontes. Muitas pesquisas já mostram a eficácia do neem indiano no cuidado com os animais, plantas e com o meio ambiente. Confira algumas matérias abaixo e em nosso drive.

Para baixar arquivos e estudos sobre o neem, acesse o drive da Vetfleur.

Atenção: alguns arquivos podem ter direitos autorais e devem ser usados apenas para estudo e nunca podem ser monetizados ou copiados em parte ou no todo.

DRIVE VETFLEUR (arquivos)

______  Estudos _______

Abaixo faremos uma relação breve de alguns dos inúmeros trabalhos e artigos de estudos disponíveis no drive. Lembramos que estes são apenas uma pequena parte das centenas de trabalhos disponíveis em anais de congressos e sistemas de pesquisas de universidades e revistas científicas.

EFICÁCIA DO NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DE ECTOPARASITOS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
2009 - Julio Israel Fernandes

Uso do óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss) para controle de
carrapatos. “Revisão de literatura”
2011 - Melina Laura Moretti Pinheiro

EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
2009 - Paulo Cesar Gonçalves Perpétua

separador Vetfleur

Nosso artigo procura responder o maior número de dúvidas possível em relação ao neem e está sempre em atualização. Você pode ter chegado neste artigo através da busca de alguma das questões que podem ser verificadas após o formulário abaixo, e caso não tenha encontrado sua resposta em nosso texto, entre em contato conosco pelo formulário logo abaixo. Temos uma equipe multidisciplinar com veterinários, farmacêuticos e engenheiros florestais especialistas que poderão te ajudar em várias áreas.

ATENÇÃO: O CONTEÚDO APRESENTADO NESSA PÁGINA É INFORMATIVO E NÃO TEM POR OBJETIVO SUBSTITUIR CONSULTA MÉDICA, DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO. CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO E/OU VETERINÁRIO PARA VERIFICAÇÃO DO QUADRO DE SAÚDE ATUAL.

separador Vetfleur

Deixe um comentário